Revelando os Brasis | IBITIARA, NA BAHIA, GRAVA SEU PRIMEIRO CURTA-METRAGEM

EDIÇÃO - Ano IV

IBITIARA, NA BAHIA, GRAVA SEU PRIMEIRO CURTA-METRAGEM

O município de Ibitiara, Bahia, já tem seu nome registrado na história do audiovisual brasileiro. A cidade teve o primeiro curta-metragem gravado em suas terras: “A Mulher de Branco”, de Mirandí Alves Pereira Oliveira. A ficção que conta a história de um garoto que sai pelas ruas escuras a procura da Mulher de Branco, a fim de desvendar seu grande mistério. De acordo com a lenda, a Mulher de Branco é uma assombração que aparecia nas noites escuras da cidade, antes da chegada da energia elétrica.

“A história retrata a diferença dos costumes da sociedade de Ibitiara antes e depois da chegada da eletricidade no município”, conta Mirandí.

Depois da gravação do curta, um mistério paira sobre Ibitiara: quem é “A Mulher de Branco?” Mirandí conta que a cena foi gravada em plena madrugada e apenas os atores principais sabem que é ela. “O fato criou uma grande expectativa, e todos querem assistir ao filme”, diz Mirandí.

A Diretora – Mirandí Oliveira trabalha na Secretaria de Educação de Ibitiara, município que não possui nenhum teatro, cinema ou centro de cultura e apenas em 2009 passou a ter uma Diretoria de Cultura na Prefeitura.

Ela ficou sabendo do Revelando os Brasis através de um folheto recebido na Secretaria de Educação. Apesar de sempre ter gostado de escrever, nunca tinha imaginado as dimensões de se escrever pra cinema. Mirandí gostou muito do contato com o cinema que ela está tendo participando do Revelando os Brasis e pretende não perder esse novo laço, mantendo-se sempre atenta a editais, festivais e outras oportunidades que possam aparecer.

Galeria de Imagens

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube