EDIÇÃO - Ano VI

Folclore tradicional do Tocantins vira filme no Revelando os Brasis

A Sússia, manifestação cultural típica de diversas cidades do Tocantins, ganha as telas de cinema na sexta edição do Revelando os Brasis. Dirigido por Lucrécia de Moura Dias, moradora de Arraias (TO), o filme foi gravado entre os dias 27 e 29 de janeiro, na comunidade quilombola de Lagoa da Pedra. Essa é a primeira experiência de Lucrécia como diretora de cinema. “Eu estava muito ansiosa à espera da equipe. Mas no sábado, quando a gente começou as gravações, fiquei muito feliz. O primeiro depoimento foi da minha tia e me surpreendeu. Não imaginei que seria tão bacana, que eu conseguiria fazer as perguntas e tirar dela as respostas”, conta.

Além de dirigir a obra audiovisual, Lucrécia também participou do filme com depoimentos, narrando fatos de sua história e de sua família relacionadas à Sússia. “Foi muito legal também que eu, além de diretora, eu acabei virando personagem do filme, sendo protagonista da minha própria história”, avalia. Ela destaca ainda a participação da comunidade nas gravações: “Foi um desafio a mobilização, mas no fim o envolvimento da comunidade foi muito legal, especialmente os jovens”. Além Lagoa da Pedra, moradores das comunidades quilombolas Cana Brava e Kalunga também participaram.

Para Lucrécia Dias, um dos principais desafios dessa etapa foi a vencer a própria timidez para trabalhar atrás e na frente das câmeras. “Depois que a gente acostuma com a equipe, os equipamentos, fica mais fácil. O mais difícil pra mim foi dançar a sússia! Na hora, tive que perder um pouquinho a vergonha e a timidez. Agora, vou me esforçar para no dia da estreia do filme eu dançar bonito”, brinca a diretora. O filme “A Sússia” entra agora na etapa de edição. O lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano, no Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis.

Fotos: Gustavo Louzada/Instituto Marlin Azul

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube