EDIÇÃO - Ano VI

Cinema conta história do pescador de memórias, em Icapuí (CE)

O oceano esconde muitos mistérios. Mas em Icapuí, no litoral cearense, são as dunas da praia que guardam um tesouro histórico e arqueológico que aos poucos vem sendo descoberto por um pescador e sua comunidade, e será transformado em museu. Este é o enredo do documentário “O Pescador de Memórias”, do diretor Eliabe Crispim, morador da cidade, que será lançado nesta segunda-feira (10/09), às 19 horas, na Praia de Ponta Grossa, como parte do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis VI.

Iniciada em 22 de agosto, a caravana de cinema seguirá até 11 de outubro por ruas e praças de doze estados para exibir em sessões abertas e gratuitas as ficções e documentários feitos por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes.Os 15 filmes de curta-metragem foram produzidos pelo projeto a partir de histórias reais ou inventadas contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades. O Revelando os Brasis Ano VI tem patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Marlin Azul.

A história – Em Ponta Grossa, quando o inverno vem com chuva, a água cai como cachoeira e forma cacimbas nas falésias. Nesses momentos, Josué Pereira Crispim aproveitava para andar por ali e tomar banho nas horas de folga da pesca. E foi assim que ele começou a perceber objetos antigos nas dunas descobertas pelo vento. Ponta de flecha, pilão indígena, cachimbos, carrancas, machados, porcelanas, talheres, moedas e garrafas estrangeiras eram algumas das peças reunidas pelo pescador. O acervo reúne hoje quatro mil e duzentos objetos recolhidos ao longo de trinta anos.

Com o objetivo de valorizar estas descobertas, o turismólogo Eliabe Crispim transformou a história no documentário “O Pescador de Memórias” através do projeto Revelando os Brasis VI. A movimentação gerada pela gravação do filme com a participação dos moradores estimulou o poder público a desenvolver um projeto de criação do Museu Comunitário de Ponta Grossa para reunir, organizar, proteger e expor as peças encontradas pelo pescador e as demais que ainda serão descobertas.

De acordo com Eliabe, o espaço a ser construído na região será composto por sala de exposição, biblioteca e um pequeno auditório para a realização de palestras educativas, entre outras dependências. O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Icapuí e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) será assinado no final do mês de setembro, conforme previsão, segundo o diretor.

“A história contada no filme representa um resgate da nossa memória. A nossa própria história que está parte ainda enterrada. E se Deus quiser vamos conseguir escavar, descobrir, montar e apresentar em forma de museu. É um modo de preservar o patrimônio, de saber de onde a gente veio e de valorizar nossas raízes indígenas e nossa herança vinda a partir da colonização. Um povo sem memória é um povo morto. O trabalho e a vida do Josué foram de valorização e de resgate desta cultura através dos achados nas dunas. Hoje podemos contar com este acervo e torná-lo público”, comemora Eliabe.

O diretor – Eliabe Crispim nasceu em Ponta Grossa, no município de Icapuí, no Ceará, em 1981. É formado em Turismo pela Faculdade Vale do Jaguaribe, no estado cearense. Atua como supervisor de desenvolvimento turístico, na Secretaria Municipal de Turismo de Icapuí. Em sua trajetória, presidiu a Associação de Moradores, dedicando-se às atividades de promoção e valorização da pesca e do território. À frente da Associação de Turismo e Meio Ambiente participou de ações de desenvolvimento do empreendedorismo local, incentivando a organização e a capacitação dos moradores para a melhor qualificação da pequena comunidade no acolhimento e na prestação de serviço de hospedagem, alimentação, entre outros, aos turistas atraídos pelas belezas naturais e a tranquilidade do lugar.

 

SERVIÇO

Revelando os Brasis Ano VI

Circuito Nacional de Exibição

Lançamento do filme O Pescador de Memórias

Data: 10 de setembro (segunda-feira)

Local: Praia de Ponta Grossa – Icapuí – Ceará

Horário: 19 horas

O Pescador de Memórias

Direção, roteiro e produção: Eliabe Crispim

Icapuí – CE

Nasceu em 1981. Ensino Superior. Turismólogo.

Documentário: Um pescador da praia da Ponta Grossa, litoral leste do Ceará, despertou o interesse por descobrir suas origens. Nas horas livres caminhava nas dunas onde começou a encontrar vestígios de ocupação humana, desenvolvendo uma paixão pela arqueologia e por sua ancestralidade.

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube