EDIÇÃO - Ano VI

Chapada da Diamantina ganha filme sobre mulheres no garimpo

A lenda de uma garimpeira negra que encontra um grande diamante e depois é assassinada na Chapada Diamantina já está com a cenas gravadas no Revelando os Brasis. “Chica Garimpeira”, dirigido por Andrea Guanais, esteve no set entre os dias 02 e 06 de dezembro em Lençóis (BA). Para Andrea, o envolvimento das pessoas foi fundamental na realização do filme: “O que eu acho mais legal do Revelando os Brasis é o fato dele ser comunitário. Envolve as pessoas. Elas estão ali porque elas escolheram, por que querem. Elas ficam felizes de estarem ali trabalhando naquele projeto”.

As cenas foram filmadas nas paisagens idílicas da Chapada Diamantina, localizada região central da Bahia. “Conseguimos imagens lindas de Lençóis, eu gostei dos figurinos e a atuação dos atores também foi muito bacana”, analisa Andrea, que envolveu cerca de 30 moradores do município nas filmagens.

Sobre dirigir pela primeira vez uma obra audiovisual, Andrea Guanais conta que se desdobrar em várias atividades foi o maior desafio. “A gente assume várias funções ao mesmo tempo – diretor, produtor, roteirista, maquiador. Em alguns momentos tem que se desdobrar! Mas tinha bastante gente ajudando e tudo foi feito muito em equipe”, conta a diretora.

Agora é o momento de partir para edição de “Chica Garimpeira”, revisar o que foi gravado e construir o filme a partir das cenas realizadas. “Eu acredito que a edição será a reconstrução do filme, uma segunda etapa da construção. Eu tenho pensado muito sobre todo o processo de filmagem e acho que talvez tenha ficado melhor do que eu tinha imaginado”, acredita Andrea. Chica Garimpeira será lançado no Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis, no primeiro semestre de 2018.

Fotos: Divulgação/Instituto Marlin Azul

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube