Melhores momentos em Rondônia!

Revelando os Brasis_Rondônia_1

 

Após 42 dias de estrada e 30 mil quilômetros percorridos, a penúltima sessão do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis V foi realizada no estado de Rondônia, no norte do país. Candeias do Jamari, da diretora Joelma da Silva Ferreira, recebeu o caminhão-cinema no dia 02 de dezembro para a apresentação da ficção “A Troca”, baseada em fatos reais.

O filme relata uma história baseada em fatos reais. Contam que, certa vez, aproveitando a passagem de uma tribo indígena pelo acampamento de seringueiros, crianças resolveram trocar a irmã de oito meses por um papagaio. A história ocorrida há cerca de 45 anos foi resgatada por Joelma e transformada em filme através do Projeto Revelando os Brasis.

Na plateia estava presente todo o elenco envolvido na realização do filme. E Virgínia, uma das protagonistas da história real, trocada pelos irmãos quando era bem pequena, participou da sessão. A exibição terminou por volta das 23h30, pois a mostra foi estendida para atender ao público que continuava chegando ao longo da noite. Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento.

No dia três o caminhão-cinema partiu para a última apresentação do Circuito Revelando os Brasis na praça em frente ao Mercado Cultural, em Porto Velho. A mostra de ficções e documentários feitos por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes aconteceu na praça em frente ao Mercado Cultural e contou com a presença de alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), apoiadora do projeto através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis. Estavam presentes a diretora Joelma da Silva e outros moradores de Candeias do Jamari, onde foi gravada a história. A sessão passou a integrar uma das atividades do Projeto Matinê desenvolvido pela universidade com a proposta de formar plateia para o cinema e de promover o debate sobre diferentes temas.

Fotos: Raissa Dourado

 

Deixe seu comentário