Melhores momentos no Rio Grande do Sul!

arroio (74)

As Lavadeiras: O Viver das Águas, lançado em 14 de novembro, na cidade de Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul, também marcou a história do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis V.

Isso porque o filme da diretora Ana Beatriz Ferreira tornou-se símbolo da luta pela preservação ambiental do arroio e pela valorização da tradição das lavadeiras no município. Após a movimentação do documentário, a cidade ganhou uma lei que institui 18 de maio como o Dia da Lavadeira.

Quatrocentas pessoas marcaram presença no lançamento no dia 14 de novembro, na Praça da Emancipação. Depois, no dia 15 de novembro, a obra teve lançamento também na Usina do Gasômetro, na capital Porto Alegre. A sessão contou com a apresentação do grupo Invernada Artística do CTG de Arroio do Sal numa homenagem especial para as lavadeiras.

“Queremos sensibilizar o povo para que tenha este olhar, este amor pela água limpa. Porque água é vida e quem ama, cuida”, destaca a diretora, uma das principais militantes do movimento em defesa do arroio e das lavadeiras. O projeto tem patrocínio da Petrobras e a realização do Instituto Marlin Azul.

Fotos: Gustavo Louzada

.

Deixe seu comentário