Candeias do Jamari celebra o cinema!

Revelando os Brasis_Rondônia_12

 

Depois de 42 dias de viagem pelo país, o Circuito Nacional Revelando os Brasis V realizou na quarta-feira (02/12) a sessão de cinema em Candeias do Jamari, em Rondônia, último estado da rota, penúltima sessão desta jornada de cultura, alegria e integração comunitária.

Os preparativos para a apresentação da ficção “A Troca”, da diretora Joelma da Silva Ferreira, moradora do município, movimentaram a comunidade desde cedo nos meios de comunicação da região. A Rádio Voz da Cidade anunciou durante toda a tarde a chamada para a sessão. E a diretora reforçou o convite numa entrevista feita no estúdio da emissora que funciona como uma rádio poste.

A coordenadora do projeto Revelando os Brasis, Beatriz Lindenberg, percorreu a cidade junto com Joelma para mobilizar os moradores e deu entrevistas nas emissoras locais, em especial, para o locutor Amaral Júnior, que abriu espaço na programação da Rádio ACBNH para divulgar a sessão de cinema gratuita.

Marcada para 19 horas, a exibição aconteceu na Praça do Escola Carlos Drummond de Andrade, mais conhecida como CDA, espaço familiar dos moradores. Os alunos tinham uma noite de prova pela frente. Mas quem ia terminando a avaliação corria para a rua para assistir a mostra de curtas-metragens feitos em pequenas cidades brasileiras. Foi valioso e fundamental o apoio da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari, tendo como destaque a Secretaria Municipal de Educação, através do chefe da pasta, Euzébio Lopes, e de sua equipe. Obrigada, Prefeitura de Candeias do Jamari!

A principal atração da noite, o filme “A Troca”, relata uma história baseada em fatos reais. Contam que, certa vez, aproveitando a passagem de uma tribo indígena pelo acampamento de seringueiros, crianças resolvem trocar a irmã de oito meses por um papagaio. A história ocorrida há cerca de 45 anos foi resgatada por Joelma e transformada em filme através do Projeto Revelando os Brasis. Na plateia estava presente todo o elenco envolvido na realização do filme. E Virgínia, uma das protagonistas da história real, trocada pelos irmãos quando era bem pequena, participou da sessão.

A Rondônia TV acompanhou a exibição. A sessão terminou por volta das 23h30, pois a mostra foi estendida para atender ao público que continuava chegando ao longo da noite. Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento.

Hoje o caminhão-cinema partiu para a última sessão do Circuito Revelando os Brasis na praça em frente ao Mercado Cultural, em Porto Velho. A passagem pelo estado rondoniense teve o apoio institucional da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e para além da parceira institucional, contou com o carinho e dedicação de dois representantes da instituição, Alexandre Falcão e Silvia das Neves. Os dois acompanharam a produção do projeto em todos os momentos desde a chegada do caminhão-cinema a Rondônia. Obrigado pelo apoio, Alexandre e Silvia!

Fotos: Raissa Dourado

 

 

 

Deixe seu comentário