Parece que foi ontem que as 40 histórias foram selecionadas para compor o mosaico de obras do projeto Revelando os Brasis. Muitos autores ainda se lembram da emoção de estudar cinema, no Rio de Janeiro, ao lado de profissionais de renome do audiovisual nacional. Para a maioria dos participantes transformar uma história em filme parecia ainda um sonho.
Depois veio a aventura das gravações, misturando desafios e superações. Não faltaram dificuldades e muita ralação. Mas a etapa também trouxe criatividade, espírito de equipe, integração com a comunidade e aprendizado. Aos poucos, a história tomava forma audiovisual nas mãos dos moradores de pequenas cidades.
Após a experiência de produzir, gravar e editar, o coração parecia não aguentar a expectativa para a exibição da obra no município, muitas vezes esquecido em meio à imensidão do território nacional. Qual seria a reação dos moradores diante da história? Como a comunidade reagiria ao assistir a obra feita dentro da cidade?
Apreensão e muito trabalho de produção e divulgação antecederam o maior momento de cada diretor: ver o filme na tela junto com o público. O resultado foi o reconhecimento da plateia em todas as sessões. Nos 45 dias de estrada, milhares de pessoas acompanharam as exibições gratuitas e abertas do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis.
Agora, a caravana começa a deixar saudade. Nesta quarta temporada, os brasis se revelaram ainda mais, enaltecendo a diversidade cultural e as riquezas guardadas nos recantos mais distantes de uma terra de tantas misturas.
Para resgatar os detalhes desta edição do circuito, o blog do Revelando os Brasis mostrará, a partir de agora, as principais cenas e impressões de uma viagem inesquecível.
Venha com a gente!
Foto: Ratão Diniz


0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.