Revelando os Brasis | Antônio Prado revive tradição do Filó Italiano

EDIÇÃO - Ano VI

Antônio Prado revive tradição do Filó Italiano

Quando o anoitecer acaba de cair, chegam as vozes da cantoria em italiano, ecoadas pela trilha no meio da mata, chamando os demais para se juntarem ao grupo. Juntos, seguem para uma casa ou igreja, onde partilham a comida e matam a saudade da terra natal. Este é o Filó, tradição do início do século XX entre os imigrantes que chegaram na região onde hoje é município de Antônio Prado (RS). A cidade mais italiana do Brasil, como anunciam seus moradores, vai ganhar um filme sobre esta bela tradição. “Sempre é Tempo de Filó”, dirigido por Maria Odete Meotti Bairros, moradora de Antônio Prado selecionada na sexta edição do Revelando os Brasis, começa a ser gravado na próxima quarta-feira (dia 22) e segue até domingo (26/11).

“São cerca de 70 pessoas envolvidas nas gravações do filme. Muitas pessoas na cidade estão me ajudando, principalmente na parte de produção, organizar o elenco, figurino e nas locações,” conta Maria Odete. Uma adição importante na equipe técnica é André da Costa Pinto, que está atuando na preparação de elenco do filme. Selecionado na segunda edição do Revelando os Brasis, André é um cineasta premiado no circuito de mostras e festivais de cinema do país, além de ter atuado como professor de preparação de elenco na Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis este ano.

Maria Odete destaca ainda a presença de Giovana Leal Bocchese, que está na direção de arte do filme. “Ela é formada em artes plásticas e a atuação dela está sendo bem importante, pois vamos passar por três períodos de tempo diferentes no filme. A direção de arte é fundamental nesse processo”.

Outro apoio importante vem da Academia, tanto da Faculdade de Antônio Prado (FAP), quanto da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Esta última, por meio da Escola de Gastronomia, que ficou responsável por organizar a mesa do Filó Italiano, uma das peças mais importantes do cenário.

Confira fotos de Maria Odete na Oficina de Formação Audiovisual no Rio de Janeiro:

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 

Galeria de Imagens

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube