EDIÇÃO - Ano VI

Acervo arqueológico escondido em dunas do Ceará é revelado em filme

Trocar a água pelas dunas e “pescar” tesouros arqueológicos enterrados por séculos. É assim que Josué Crispim, há mais de 30 anos, vem construindo um acervo com peças que contam a história não só da região Nordeste, mas de todo Brasil. Josué é o personagem principal do filme “O Pescador de Memórias”, que foi gravado entre os dias 04 e 07 de dezembro no município cearense de Icapuí. A direção é de Eliabe Crispim, sobrinho de Josué selecionado na sexta edição do Revelando os Brasis. “Estou muito satisfeito, com o sentimento de dever cumprido. É uma experiência gratificante ser diretor de um filme, deixa a gente animado esperando o próximo”, conta Eliabe.

Para ele, o grande envolvimento dos moradores de Icapuí durante as gravações foi uma feliz surpresa. “Estava todo mundo bem interessado, participando, ajudando como podiam. As gravações mexeram com a cidade!”, avalia. A cena final mostrou bem o clima positivo do set:  “A cena que eu mais gostei foi a última que gravamos, à noite, com a fogueira. Estava todo mundo muito envolvido, sentando no chão, na praia, uma energia maravilhosa”, lembra Eliabe.

Na avaliação do diretor, o principal desafio foi gravar no mar, uma cena em que Josué sai para pescar. “Eram muitas variáveis: jangada de apoio, o vento, o peixe que tinha que ser pescado… Mas, como a energia estava boa, deu tudo certo. Pegamos tanto peixe que deu até pra fazer almoço!”, brinca.

“O Pescador de Memórias” entra agora na fase de edição. Em Icapuí, a expectativa já é grande para o lançamento do filme. “Está todo mundo ansioso querendo assitir. Acredito que vai ser um filme um lindo, contar a história da nossa região e tornar o acervo arqueológico de Josué um atrativo turístico. Acredito que esse é o caminho da valorização deste trabalho que ele faz e que, assim, um dia conseguiremos montar o nosso museu aqui para preservar todo esse acervo”.

Fotos: Gustavo Louzada/Instituto Marlin Azul

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube