Revelando os Brasis | Abram alas para a produção!

EDIÇÃO - Ano VI

Abram alas para a produção!

Para um roteiro se transformar em filme, uma atividade é primordial na concepção e realização de uma obra cinematográfica: a produção. A turma de ficção começou a estudar as principais funções do produtor no quarto dia das Oficinas Audiovisuais do Revelando os Brasis VI, no Canal Futura, no Rio de Janeiro. O projeto tem a realização do Instituto Marlin Azul e o patrocínio da Petrobras.

As aulas têm a orientação do cineasta Alexandre Guerreiro. “Todo mundo sabe produzir!”, explica o professor. Segundo o cineasta, a organização do dia-a-dia de uma pessoa em casa, na escola, no trabalho, na rua, representa um exercício de produção. Isso porque a vida exige um planejamento de recursos e do tempo. Porém, se a pessoa produz bem ou mal a própria vida, é outra questão.

O arsenal de incumbências do produtor é abundante. Ele é quem assume a função de preparar todas as atividades para a execução do filme, desde a organização dos recursos financeiros, materiais, cenográficos, o planejamento da ordem do dia da filmagem, a adequação e fiscalização da verba necessária para realizar o projeto até a pós-produção.

O produtor é o encarregado da distribuição, orientação e coordenação das atividades e da equipe, da viabilização das cenas, conforme as indicações do roteiro e a concepção da direção.

Na primeira parte da aula, o professor destacou a interdependência e a coletividade no processo de criação de um filme. Apesar da caracterização de cada função em roteirista, produtor e diretor, entre outras, existe uma interligação entre uma atividade e a outra.

Responsabilidade e organização são qualidades fundamentais para a pessoa encarregada da produção. Mas, a criatividade, o dinamismo e a capacidade de resolução de problemas, imprevistos e conflitos também são cruciais para se alcançar os resultados.

De acordo com o professor, a criatividade é a alma do negócio no cinema. “Às vezes, o que se resolve com criatividade pode alcançar um resultado muito melhor do que uma solução complexa e trabalhosa”, salienta o cineasta.

Saiba mais sobre o professor – Alexandre Guerreiro é doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Comunicação desde 2008, também pela UFF.  Bacharel e Licenciado em História pela UERJ e Bacharel em Cinema pela UFF. Atualmente, é professor docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.  Produtor Executivo no CINEDUC – CINEMA E EDUCAÇÃO, é também produtor, diretor e roteirista de obras audiovisuais e produtor e curador de mostras e festivais. Coordenador de produção do Projeto Inventar com a Diferença da UFF.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube