EDIÇÃO - Ano VI

Pescador de Memórias vira filme no Revelando os Brasis

A história da coleção arqueológica de Josué Crispim, desenterrada ao longo de décadas nas dunas de Icapuí, no Ceará, começa a ser gravada nesta segunda-feira (dia 04). Dirigido por Eliabe Crispim, o filme integra a sexta edição do Revelando os Brasis.

 

“Eu era pescador e, nas horas vagas, ia até as dunas. Lá, eu encontrava lança e flecha indígena e guardava. Fui acumulando esse material arqueológico, enchi uma sala”. Dessa maneira simples, Josué Crispim, morador de Icapuí (CE), conta como começou a organizar um tesouro arqueológico aos 25 anos de idade. Hoje, com 59 anos, Josué é o personagem principal do filme “O Pescador de Memórias”, que será gravado de segunda (dia 04) a quinta-feira (07/12). A direção é de Eliabe Crispim, primo de Josué selecionado na sexta edição do Revelando os Brasis.

Eliabe conta que a expectativa é grande para as gravações do filme. “A minha intenção é criar um museu. Através da história de Josué, quero resgatar na comunidade a valorização do patrimônio cultural representado pelo acervo, pelas peças recolhidas na região. O acervo possui mais de três mil peças catalogadas. Mas ainda há muito para catalogar”, analisa o diretor.

A ideia ainda, de acordo com Eliabe, é que a comunidade local passe a valorizar mais o trabalho feito por Josué ao longo dos anos. “Eu espero dar mais visibilidade para a história, mais visibilidade para o processo de educação, para a valorização deste acervo. Alguns ainda acreditam que este acervo não é nada”. O diretor conta que cerca de 40 pessoas estarão envolvidas nas gravações, que terá cenas na casa de Josué, nas dunas, com crianças do município e também nas tradicionais jangadas utilizadas pelos pescadores locais.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

Veja fotos de Eliabe Crispim durante o Curso de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis no Rio de Janeiro.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

Galeria de Imagens

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. vimeo
  4. youtube